CASE- UNIMED PALMAS

NEWSLETTER

Postagens Recentes

Acompanhe todas nossas postagens

Unimed Palmas transforma infraestrutura de TI com solução implantada pela CRP Palmas

Modernizar a infraestrutura que suporta a Tecnologia de Informação (TI) em uma instituição é essencial no setor da Saúde. Preocupado com esse fator, a Unimed Palmas decidiu buscar melhorias para atender essa demanda. Frente a este desafio, especialistas da CRP Tecnologia analisaram as necessidades da cooperativa e propuseram uma solução que amplia e agiliza a disponibilidade dos serviços.


A nova solução, implantada pela CRP Tecnologia e pela Dell, sustenta inúmeros servidores e dados, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos computacionais. Também utiliza os recursos mais modernos existentes no mercado e contempla backup.    


“O cliente reestabeleceu todos os seus sistemas e possibilitou a implantação de novos, modernizou a infraestrutura e tudo está sendo executado muito mais rápido e com segurança”, completa Ricardo Nascimento, diretor-executivo da CRP Tecnologia.    


O diretor-executivo relata que um desafio encontrado neste trabalho é o convencimento do cliente a não investir somente em atualização, mas em transformar toda a infraestrutura disponível. “Esse obstáculo foi superado apresentando cases de sucesso que tiveram êxitos em implementações semelhantes e especialistas no assunto apresentaram a solução. Assim, o cliente pode tirar todas as dúvidas e sentir-se mais confiável em investir em algo novo para ele. ”

O trabalho segue o conceito de Hyperconvergência, sendo que a implantação passou por quatro etapas. A primeira delas foi o levantamento de informações sobre as necessidades reais do cliente. “Utilizamos algumas ferramentas para extrair informações sobre a utilização dos recursos computacionais do ambiente”, conta.    

Com os dados da fase anterior, os profissionais da CRP dimensionaram uma solução que atendesse à demanda do cliente dentro do orçamento disponível. Depois disso, os equipamentos e softwares foram instalados e, na quarta etapa, a solução foi instalada e configurada.
            

FÁCIL GERENCIAMENTO

A solução implantada na Unimed Palmas oferece muitos benefícios para seus usuários. Segundo Nascimento, o recurso usado explora o conceito de plug and play, que possui infraestrutura simplificada com software pré-instalado e pré-configurado.  
 Um fator essencial é a redução de custos, pois não é preciso investir em equipe especializada em conhecimentos de armazenamento, servidores, virtualização e redes. “Como tudo isso já faz parte da hiperconvergência, é possível diminuir custos de CapEx e de OpEx, diminuindo também seu TCO (Total Cost of Onwnerwhip) que é custo de ter uma solução”, afirma.

Outra vantagem é o gerenciamento, pois a estrutura da hiperconvergência é de um sistema integrado, com políticas pré-definidas pelo sistema ou pelo administrador. Além disso, possibilita a independência do fornecedor, pois o cliente pode decidir qual é o seu melhor fornecedor para cada etapa de seu crescimento.               


SEGURANÇA
A segurança da informação é baseada em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. O recurso implantado pela CRP Tecnologia atende os pilares da integridade e da disponibilidade, com ferramenta de backup diferenciada, confiável e fácil de administrar.               

A ferramenta – disponível 24 horas por dia – protege sistemas operacionais, aplicativos e dados em intervalos extremamente curtos. Essa característica de proteção permite a recuperação rápida de dados perdidos, inclusive em casos de incidentes.

Solução mais do que importante para uma instituição de saúde. Exemplo disso enfrentou a própria Unimed Palmas que, durante a avaliação das propostas para implantar a solução, sofreu as consequências de um curto circuito na sala de servidores, que causou um incêndio. O episódio danificou os equipamentos e exigiu agilidade na aquisição da nova tecnologia.

Agora, a Unimed Palmas possui um data center. Para isso, foi preciso fazer algumas transformações na parte elétrica para que houvesse alta disponibilidade de fornecimento de energia para alimentar os novos equipamentos.       
            
TECNOLOGIA
– Solução de Hyperconvergência:  composta por quatro servidores modelo Dell PowerEdge R630 para processamento e armazenamento; software VMware vSphere; software de Storage Difinido por VMware vSAN e VMWare vCenter, software de Gerenciamento do Ambiente Virtualizado.             
Também foi usado um Switch com 24 portas de 10Gbps para interligação de todos os nós a uma velocidade 10x maior do que o switch que o cliente possuía anteriormente. O modelo do Switch foi o Dell Networking N4032F;

– Solução de Backup: appliance com capacidade de 10TB de armazenamento, modelo Quest DL4300 que executa o Software Quest RapidRecovery. Esta solução também foi interligada no swtich de 10Gbps, o que possibilitou um backup e restore muito mais rápido.

(Matéria da Revista Healt-IT, edição 54, página 144. Acesse: https://grupomidia.com/healthcaremanagement/revdigital/healtcare-management-edicao-54/mobile/index.html)

Fonte: https://grupomidia.com/healthcaremanagement/revdigital/healtcare-management-edicao-54/mobile/index.html

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais