SEGURANÇA DE DADOS: OS SEUS ESTÃO REALMENTE PROTEGIDOS?

NEWSLETTER

Postagens Recentes

Acompanhe todas nossas postagens

Imagine esta situação suspensa: à noite, houve um incêndio no seu prédio de escritórios, e todo mundo está bem, mas seus computadores e servidores estão destruídos. O que dizer sobre segurança de dados? Eles estariam seguros? Você seria capaz de recuperá-los?

Se o seu negócio é como muitas outras pequenas empresas, uma resposta provavelmente negativa – e isso pode ser grave. Seus dados são importantes, e representam uma parte crucial da operação do seu negócio.

Atualmente, não é possível operar uma empresa sem sua tecnologia. Os sistemas dependentes estão funcionando para administrar sua empresa. Se eles desviam inativos e você não tem acesso aos dados, não é possível fazer negócios.

Mas como saber se seus dados estão seguros? O que você deve considerar? Veja a resposta para essas e outras perguntas a seguir. Acompanhe!

Como manter seus dados seguros?

A proteção ou segurança de dados, em termos simples, é o procedimento usado para garantir que seus dados não sejam concedidos ou acessados ​​ilegalmente.

A ideia por trás é proteger os dados de sua empresa e, ao mesmo tempo, garantir que eles permaneçam privados – essas informações incluem todos os arquivos pessoais e de negócios armazenados no banco de dados.

O processo de proteção na segurança de dados, geralmente, seguindo estas três etapas:

  • Criptografia . Para que um dado tenha alguma utilidade para um cibercriminoso, ele deve ser compreensível em um nível humano. A criptografia usa um conjunto de algoritmos e esquemas matemáticos para embaralhar as informações em um formato ilegível. Este texto criptografado só pode ser decodificado por alguém que tenha uma chave de descriptografia.
  • Autenticação de usuário forte. Nós lidamos com a autenticação do usuário diariamente. Toda vez que você tenta fazer login no computador ou conta de mídia social, é necessário passar por um processo de verificação em uma etapa, que é fraca e facilmente invadida. Um processo de autenticação de usuário forte, geralmente, envolve vários estágios de verificação, dificultando a invasão;
  • Backup de dados. Você tem que estar preparado para quando o pior acontecer. Proteger seus dados nunca lhe dará 100% de garantia. Há sempre a chance de haver uma lacuna no sistema ou acontecer um desastre, comprometendo a segurança de dados. É por isso que o processo de proteção de dados também inclui um plano de backup. Ele vai garantir que, embora as informações possam sofrer danos, você sempre possa restaurá-las.

A importância de proteger seus dados

A verdade é que a maioria das violações de dados pode ser evitada, e o primeiro passo é o conhecimento. Existem quatro formas principais de violação de dados:

Intrusões externas

Esta é a ideia tradicional de hacking, em que um agressor de fora obtém acesso a um sistema. Intrusões externas podem acontecer por meio da obtenção de credenciais de usuário, invasão de dispositivos pessoais conectados a uma rede e detecção de falhas na segurança de um aplicativo.

Funcionários

Trinta por cento das violações de dados são o resultado de ações de funcionários, sejam elas acidentais ou maliciosas. Por exemplo, o phishing pode levar os funcionários a darem acesso a um hacker, mesmo sem querer.

Ao educar sobre os perigos do phishing, as empresas podem impedir que essas situações embaraçosas aconteçam, comprometendo a segurança de dados. Funcionários de todas as áreas da empresa podem ser uma ameaça quando estão se sentindo insatisfeitos, mudando para outra empresa ou enfrentando problemas financeiros, e as empresas devem perceber que ameaças internas à segurança de dados são uma realidade.

Dispositivos e documentos perdidos ou roubados

Enquanto alguns desses problemas acontecem por acidente, outros são ataques planejados por hackers para aquisição de dados. É mais fácil roubar um laptop do que hackear um banco de dados e, desde que os funcionários levem seus dispositivos para fora do escritório, eles correm riscos.

Engenharia social e fraude

Outro método usado por hackers para obter acesso a informações é a engenharia social ou fraude. Ela envolve enganar alguém para fornecer suas credenciais e usar esse login para acessar um sistema.

A identificação de dois fatores e o treinamento adequado podem os funcionários interromperem os processos de engenharia social, mas é difícil detectar esse tipo de atividade maliciosa em tempo real.

A segurança de dados só pode funcionar em conjunto com fortes políticas preventivas, embora as medidas de proteção possam ser bastante eficazes, essas políticas garantem que a tecnologia funcione.

E você, como protege os dados da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco!

Fonte: CRP Tecnologia

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais