PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE SÃO UM DOS ALVOS MAIS PROCURADOS PELOS CYBER-CRIMINOSOS NA PANDEMIA?

NEWSLETTER

Postagens Recentes

Acompanhe todas nossas postagens

Historicamente, algo em torno de 20% dos “ataques digitais” por criptografia no mundo (chamados ransomware) já impactam empresas de saúde, tais como hospitais, clínicas e laboratórios.

Infelizmente o momento crítico, de pandemia do COVID-19, fez que com esses ‘alvos’ sejam agora preferenciais, pois qualquer incidente com dados e sistemas podem prejudicar gravemente o funcionamento dessas empresas, o trabalho dos profissionais e por consequência a saúde dos pacientes. Portanto em casos de sequestro de dados (motivado por um ransomware), eles são alvos mais “fáceis” e propensos a pagar o resgate em criptomoeda. Pois é importante que os profissionais tenham acesso aos dados do paciente, por exemplo em prontuário eletrônico – como doenças pré-existentes, medicamentos que a pessoa toma e alergias. São essas informações que ajudam a salvar vidas e são essas informações que são alvo de ataques criminosos.

Não menos importante, também é o funcionamento e acesso ao sistema de gestão financeira, RH, contabilidade, controle de acesso, vídeo monitoramento, etc. Por exemplo, no Hollywood Presbyterian Medical Center, em Los Angeles, Califórnia, ações de criminosos digitais afetaram o funcionamento do hospital, deixando por duas semanas os funcionários sem acesso aos e-mails e outras formas de comunicação eletrônica. Sem saída, os administradores do hospital decidiram que a maneira mais econômica de recuperar o controle e terminar com o ransomware era pagar o resgate de US$ 17.000.

Ou seja, cada vez mais preparados, os operadores desse tipo de vírus (ransomware) seguem um princípio: quanto maior o impacto causado por um ataque digital, maior a chance da vítima realizar o pagamento de resgate dos seus dados.

Conte conosco para uma opinião especializada sobre o seu ambiente computacional e proteção de seus dados. Podemos ajuda-lo evitar incidentes dessa natureza e focar no core da sua empresa, que é tratar de saúde e salvar vidas.

Você trabalha na área da saúde ou conhece alguém que trabalhe? É importante trazer segurança para essas instituições, clique aqui e solicite os 6 meses grátis da solução de segurança mais vendida pela Kaspersky.

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais