Enquanto a indústria do cinema se prepara para mais uma edição do Oscar, os fãs preferem assistir aos filmes indicados. Infelizmente, o acesso a esse tipo de conteúdo ilegal é tão famoso quanto o prêmio. Os filmes indicados estão entre os conteúdos mais pirateados nas últimas semanas, de acordo com o Torrent Freak, publicação dedicada a trazer as últimas notícias sobre direitos autorais e privacidade.
Dos 10 filmes mais baixados, seis foram indicados para o Oscar: Ford vs Ferrari não está no topo da lista e recebeu quatro indicações na premiação; Coringa está na 4ª posição do Torrent Freak e concorre com 11 estátuas; 1917 , que acabou de lançar no Brasil, é um dos queridinhos da pirataria e tem 10 indicações. Ainda figuramos na lista dos mais baixados de forma ilegal Frozen 2 , Era Uma Vez em… Hollywood e Malévola: Dona do Mal .
Filmes mais pirateados na semana passada (Torrent Freak )
Segundo os dados de 2019, uma pirataria é a segunda causa mais comum entre ataques de malware no ano passado – que registrou 682 milhões de ataques, com média de 21 tentativas de infecção por segundo no país. Golpes não são uma nova estratégia tática, uma empresa já havia alertado sobre ataques que circulavam na Internet antes da estréia de Star Wars – A Ascensão Skywalker .
“O download e a instalação ilegal de software sustentam organizações criminosas, que lucram muito com a pirataria e o cibercrime. O melhor para fazer é buscar alternativas disponíveis, mas legais. Junte-se a um grupo de amigos e estabeleça um rodízio entre todos para assinar os serviços de streaming disponíveis, também é possível organizar noites de “maratonas” para filmes que não estão disponíveis on-line, alugando ou compartilhando ou exibindo conteúdo entre todos. Todos se desviam da forma segura e sem os criminosos da Internet ”, sugere Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.
O analista conduziu ainda outro comportamento comum: o desligamento da solução de segurança para concluir um download. Pesquisa da Kaspersky com consultoria Corpa mostra que 41% dos brasileiros fizeram isso. “Imagine se seu prato predileto tivesse um tipo de ‘alimento contaminado’, você o comeria? A situação é a mesma, mas como o impacto de um cibercrime é virtual, a maioria das pessoas ou menos mantém isso como informações ilegais ”, explica Assolini.
Dicas para manter seguro
- Tenha cuidado com a baixa. Um dos objetivos prioritários dos cibercriminosos é enganar-lo para realizar ou baixar arquivos maliciosos. Como regra geral, não baixe arquivos que pareçam suspeitos ou causem um site em que você não confia;
- Utilize um software de segurança robusto. Produtos como o Kaspersky Total Security proteção contra programas maliciosos quanto contra páginas falsas – além de outras ameaças.
- Atualize o sistema operacional e os aplicativos regulares, criando uma camada vital de segurança.
Fonte: https://www.kaspersky.com.br/blog/pirataria-vencedora-oscar-joker/13989/