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29/05/2023
computação em nuvem
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29/05/2023

OUTSOURCING DE TI E SERVIÇOS GERENCIADOS: PARCERIA OU CONCORRÊNCIA?

Você sabe o que significa Outsourcing de TI? Neste artigo, te mostraremos as principais características e atribuições desse sistema e a diferença entre os seus modelos com o decorrer do tempo.

O Outsourcing de TI foi um termo genérico utilizado no passado para representar a terceirização da área de TI. Isso consiste na entrega de serviços relacionados à área de Tecnologia da Informação para uma empresa especializada neste segmento. O sistema teve seu ápice e foi muito procurado pelas empresas que buscavam um melhor custo-benefício para o seu negócio, garantindo o funcionamento do departamento de TI, inclusive terceirizando equipamentos.

Na atualidade, em sua maioria, o público que ainda procura o modelo, digamos, convencional dessa categoria de serviço são empresas pequenas com “departamentos” de TI muito simplificados ou até mesmo aquelas que contratam o chamado serviço “freelance” para terceirizar o suporte nos equipamentos e rede.

Modelo híbrido para empresas maiores

Todavia, quando falamos sobre empresas médias e grandes, com estrutura razoável e necessidade de recursos humanos permanentes, o conceito de “outsourcing” pode e deve ser híbrido, em nosso entendimento. Esse modelo permite que o profissional de TI foque no planejamento estratégico da empresa e na condução das rotinas relevantes à área-fim, transferindo algumas das responsabilidades “meio” para uma empresa terceirizada.

O gestor de TI, mesmo que sozinho ou com uma equipe reduzida, passou a ser parte da condução do negócio em si, pois quase tudo gira em torno de sistemas e dados. Inclusive, setores como o varejo têm nas suas aplicações de faturamento, por exemplo, uma “engrenagem” principal do negócio. Isso faz com que riscos de falhas em TI possam causar prejuízos financeiros e afetar a imagem dessas empresas.

Terceirização estratégica e compartilhamento de responsabilidades

Portanto, quando se trata de segurança da informação e gerenciamento de infraestrutura em níveis intermediários e avançados – como proteção e monitoramento de perímetro de rede, gerenciamento de infraestrutura, desempenho de banco de dados, entre outros – é muito vantajoso e viável compartilhar com um “braço” especializado todas essas responsabilidades. Isso traz ao gestor de TI segurança, soluções profissionais e corporativas, troca de conhecimento e otimização do tempo de gerenciamento.

Por isso, acreditamos que o outsourcing em sua versão híbrida é um aliado dos profissionais e gestores de TI e das empresas. O que caracteriza tal relação como uma parceria, e não concorrência, pois as tarefas são delegadas pelo responsável, fazendo com que de forma centralizada a gestão aconteça e flua em nível profissional.

Hoje muito se fala em “serviços gerenciados” ou “gerenciamento de serviços”. Todavia, tudo se traduz, garantidamente, na terceirização pontual da gestão de algumas atividades críticas e/ou complexas.

Confira os benefícios do Outsourcing de TI:

Disponibilidade: A empresa conta com uma disponibilidade imprescindível a seu favor em meio às ameaças atuais, em muitos casos em tempo real, do ponto de vista de atendimento e suporte.

Redução e diluição de custos e investimento em TI: Isso significa que, ao contratar um serviço de outsourcing de TI, a empresa elimina altos investimentos com hardware, licenciamento, garantia, contratação e treinamento de colaboradores especializados. Além do “custo tempo” para o gerenciamento de todas as ocupações necessárias.

Soluções corporativas e profissionais: Com um parceiro especializado, a empresa passa a contar com tecnologias de ponta, mundialmente testadas e reconhecidas, embutidas na forma de serviço – que, em um cenário próprio, teria alto custo de aquisição.

Foco em inovação: Com a eliminação das preocupações relacionadas à infraestrutura de TI, há otimização do tempo, sobrando espaço para projetos inovadores e de qualidade, com foco no negócio e na sua área-fim.

Menos riscos e divisão de responsabilidades: Uma equipe especializada trabalha para você, garantindo a redução de possíveis riscos. Ou seja, cabe ao fornecedor resolver quaisquer problemas que venham a acontecer ou identificá-los com antecedência.

Eficiência: Por fim, há o ganho de desempenho e soluções ágeis, eficazes e propícias ao sucesso, evidenciadas pelos indicadores do serviço de outsourcing de TI.

Na CRP você encontra o serviço de outsourcing de TI, ou serviços gerenciados de TI, ideal para sua empresa. Entre em contato conosco e agende uma visita.

Iratã Silvestre / Diretor Comercial